A Revista Missão Celam do Conselho Episcopal Latino Americano deste mês de setembro é dedicada aos jovens da Igreja como protagonistas e agentes de transformação. De acordo desde que se tornou Papa, Jorge Mario Bergoglio convida os jovens a serem construtores de uma Igreja extrovertida e missionária.
O presidente do Celam, dom Miguel Cabrejos Vidarte, disse na apresentação da publicação que “a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe reafirmou a urgência de reconhecer e valorizar o protagonismo dos jovens na comunidade eclesial e na sociedade como agentes de transformação”. Segundo dom Cabrejos “historicamente, este desafio pastoral sempre foi crucial para realizar a missão evangelizadora da Igreja em nosso continente, especialmente desde o Concílio Vaticano II.”
O editorial da publicação destaca que “os próprios jovens são agentes da pastoral juvenil, acompanhados e orientados mas livres para encontrar caminhos sempre novos, com criatividade e ousadia” (Christus vivit,203). Os jovens são atores principais na Igreja. Eles são protagonistas, por isso não faz sentido uma pastoral juvenil desenhada por adultos sem eles. Para que a Igreja deixe de ser uma instituição centrada nos adultos, a pastoral juvenil na América Latina e no Caribe, como já acontece em muitos lugares, deve passar de um ministério para eles para um ministério com eles. E não apenas para acompanhá-los em seu caminho espiritual,mas para atrair aqueles que estão longe, pois são os jovens que, por meio de seu testemunho, podem se conectar com seus pares.”
A publicação, que pode ser acessada de forma gratuita, é composta por artigos, textos e entrevistas. Os interessados podem fazer download da revista aqui.
Fonte: CNBB
Saiba mais: