A CNBB coloca sempre temas importantes em vista de uma vida conforme o evangelho de Jesus Cristo, para a santificação de todo o povo de Deus.
A Campanha da Fraternidade deste ano nos indaga como cada um de nós está lidando com a educação, para que todos tenham o conhecimento da verdade, Jesus Cristo. É um tema que exige a conversão pastoral de todas as lideranças da Igreja e da sociedade.
Educados pela Palavra de Deus
O tema da CF é fundamental para que seja bem assumido e amado. Ele deriva sempre da palavra de Deus, pois ilumina a vida de todos nós seguidores e seguidoras de Jesus Cristo. Ele diz: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cfr. Pr 31,26). A passagem faz parte de um poema final sobre a mulher ideal, excelente, da mulher perfeita, que é superior às pérolas preciosas. É preciso ter presente que a fala de cada um de nós seja carregada de sabedoria, como graça de Deus e também que o ensino seja dado com amor. É palavra de Deus que anda junto com a prática de vida. Um dos objetivos específicos da CF 2022 é identificar os valores da Palavra de Deus e da Tradição por uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
A Campanha da Fraternidade e Educação
A CF 2022 trata da educação, como componente importante para levar à pessoa à luz da fé cristã a um humanismo integral, solidário. Ela tem presente também o Pacto educativo global do Papa Francisco que visa um humanismo integral, que parte da família, da comunidade, da escola e é integrada também na casa comum a vida de todas as pessoas com o Criador. Seguidora de Jesus Cristo, a Igreja sempre se mostrou sensível para com a educação como um dos pontos essenciais na sua missão neste mundo. A educação anda junto com a ação evangelizadora. Desta forma colabora com a humanização, tendo presente sempre, o evangelho de Jesus Cristo. A educação é uma palavra proveniente do latim: educatio-onis, cujo significado é trazer para fora, produzir conhecimento, é obra e o resultado de educar com sabedoria e amor.[2]. A educação possibilita a condução da pessoa para sair do não saber rumo à consciência de si mesma, e do mundo em que vive. A educação leva a pessoa a amar a Deus, ao próximo como a si mesmo.
A educação e a família
A educação coloca a importância da família, na educação de seus filhos e de suas filhas. Ela dá os rumos para uma educação própria da pessoa, os valores cristãos, católicos, de seguidores e de seguidoras do Senhor Jesus Cristo. Tudo parte da célula familiar para que assim as pessoas sejam bem formadas e lutem por um ideal na vida e vocação. A Igreja leva em consideração as famílias que passam por dificuldades, sobretudo onde a mulher assume praticamente toda a educação de seus filhos e de suas filhas.
A CF e o valor da pessoa e a casa comum
Seguindo a Palavra de Deus, a CF levará a todos para o valor da pessoa como princípio da educação. Como é fundamental este ponto no qual a educação é um processo humano, de amor às pessoas e que conduz para o divino, para Deus. A educação tem um princípio essencial que é o ser humano, objetivo, concreto que é chamado a viver na solidariedade, na paz, no amor a Deus, e também com a casa comum, local onde a pessoa vive e atua. É muito importante o respeito às terras dos povos indígenas, às suas florestas, aos povos ribeirinhos. A casa comum é a criação do Senhor, de modo que o respeito e o amor à mesma, fará a todos viverem na unidade, na diversidade das coisas e do mundo, em vista do bem de todos e com o Senhor.
A CF 2022 coloca a beleza da educação para que seja falada com sabedoria e ensinada com amor. O povo de Deus e toda a sociedade são chamados a pensar a educação em vista de um humanismo integral, solidário, unido com a casa comum. O Pacto educativo global visa a unidade. A família, a comunidade, a escola, as universidades, as instituições católicas, todas as pessoas devem olhar a educação para levá-las para o bem de todos, ao amor e um dia à eternidade, a unidade com o Deus Uno e Trino.
[1] Cfr. La Bibbia. Borgaro Torinese (TO), Piemme, 1995, pg. 1459.
[2] Cfr. Educazione. In: Il vocabolario treccani, Il Conciso. Milano, Trento, 1998, pg. 510.
Fonte: Vatican News
Foto: JRS - Isusovačka služba za izbjeglice