Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • ATELIÊ DA FÁBRICA DE SÃO PEDRO: “ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS” NO VATICANO

    Doze rapazes e 8 moças da Itália, Peru, Alemanha e Belarus, aprenderão "o saber prático" e amor pelos tesouros da Basílica com os melhores mestres artesãos da Basílica Vaticana.

    Foi inaugurado nesta segunda (16), o primeiro ano didático da Escola de Artes e Ofícios da Fábrica de São Pedro para 20 jovens estudantes de três cursos: entalhador de pedras e marmorista, estucadores e decoradores, e marceneiros. 

    O ateliê da "Fábrica de São Pedro" , complexo e aparato de tipo institucional-administrativo, cuja tarefa consiste em garantir os serviços materiais, logísticos, econômicos e administrativos relativos à vida do edifício da Basílica volta a ensinar a maestria a jovens entalhadores de pedras e marmoristas, estucadores e decoradores, e marceneiros. Os vinte jovens estudantes, selecionados nos últimos meses para cada um dos três cursos previstos para o primeiro ano, são os verdadeiros protagonistas do evento na Casa Capitular da Basílica Vaticana.

    A Escola é gratuita e o conhecimento será transmitido pelos melhores mestres da Basílica Vaticana, aos quais é confiada a manutenção e restauração de um verdadeiro tesouro de fé, arte e arquitetura. As aulas teóricas serão realizadas nas salas de aula especialmente montadas nas instalações do Palácio dos Cônegos, enquanto que as atividades de oficinas serão realizadas nos ateliês da Fábrica de São Pedro, onde os aspirantes a artesãos terão a oportunidade de praticar e trabalhar em estreito contato com os mestres artesãos. 

    Por mais de cinco séculos, a Fábrica de São Pedro tem sido um centro de alta especialização de conhecimento, capaz de estimular a criatividade e a habilidade de artistas e artesãos constantemente empenhados em atender às necessidades específicas de um edifício único como a Basílica do Vaticano. Os alunos aprenderão o artesanato tradicional, adaptado às novas tecnologias. A participação na Escola proporcionará uma oportunidade de construir uma comunidade educativa, formada em espírito de fraternidade e com vistas ao crescimento humano integral, como alternativa à solidão do conhecimento e ao crescente individualismo profissional.

    Uma formação para o crescimento profissional e humano

    Os percursos de formação terão como objetivos o crescimento profissional e humano dos jovens artesãos e o desenvolvimento de habilidades manuais, com aprendizagem histórico-artística, conhecimento dos materiais utilizados e a aquisição de habilidades técnicas e tecnológicas. As atividades didáticas incluem ciclos de palestras, seminários, visitas guiadas e visitas de estudo a vários locais na Itália. Através desta forma de aprendizagem ativa e de transmissão geracional do conhecimento, os estudantes poderão se aprofundar na vida da Basílica Vaticana, para conhecer a sua espiritualidade, os lugares, as pessoas e a organização.

    No final do século XVIII, era o Estúdio Pontifício de Artes

    Segundo fontes de arquivo, desde o final do século XVIII, a frequência à Escola da Fábrica era gratuita, destinada à formação de jovens artesãos de toda Roma, aberta à noite e nos feriados para permitir que os alunos trabalhassem de manhã. Já naquela época, a Fábrica transmitia às novas gerações de artesãos os conhecimentos técnicos dos antigos e as habilidades necessárias para desenvolver o próprio serviço na Basílica Vaticana, como um ato de amor e responsabilidade. Ainda hoje, como sublinhou o Cardeal Mauro Gambetti, Presidente da Fábrica de São Pedro e da Fundação Fratelli tutti, nossa Escola opta por voltar a promover a transmissão desses "conhecimentos práticos", ligado ao saber fazer, com uma proposta didática e objetivos semelhantes.

    Informações para a próxima seleção já disponíveis

    A seleção dos candidatos, que foi realizada por meio de um teste e uma entrevista individual com o apoio da secretaria da Escola, coordenada por Paola D'Onofrio, levou em conta especialmente as motivações pessoais. Todos expressaram um desejo de se formar em ofícios antigos, que hoje parecem ser pouco atraentes para muitos de seus coetâneos. As informações para as inscrições para a próxima seleção da Escola de Artes e Ofícios "Fabbrica di San Pietro" podem ser obtidas escrevendo para a Secretaria da Escola (scuola.artiemestieri@fsp.va).

    Fonte: Vatican News

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas