
Cáritas se mobiliza para apoiar campanhas de solidariedade às 100 mil famílias atingidas no o estado que se encontram em vulnerabilidade.
A Cáritas Brasileira Articulação Noroeste está apoiando as campanhas que estão acontecendo no Acre, estado localizado no sudoeste da Amazônia, que tem passado por grandes problemáticas nos últimos dias. O mês de janeiro e fevereiro, período chuvoso na região, contou com altos índices pluviométricos os quais resultaram em cheias devastadoras em todo o estado.
Casas alagadas no interior do Acre. Arquivo: Defesa Civil
Dados atualizados até o final de fevereiro pela Defesa Civil, estimam que cerca de 130 mil pessoas foram atingidas, direta ou indiretamente, pelas cheias dos rios: Acre, Iaco, Envira, Tarauacá, Purus, Moa e Juruá. E, apesar dos rios estarem apresentando vazante, a tendência é que nos próximos dias os níveis voltem a subir, fazendo com que milhares de famílias permaneçam desabrigadas.
Com isso a Cáritas Brasileira Articulação Noroeste apoia as campanhas emergenciais Igreja Solidária que estão acontecendo nas dioceses de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Ambas campanhas visam arrecadar donativos como (EPIs ,águas potável , kits de higiene e limpeza ,alimentos ,roupas de banhos e cama, colchão, entre outros) e recursos financeiros a fim de ajudar diretamente as famílias que estão sendo afetadas.
“Nestas ações de extrema gravidade, apelamos a ações solidárias e fraternas em favor dos mais necessitados. Somando forças entre todos poderemos paliar muitos sofrimentos”, comenta o bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertíñez.
Além da capital, Rio Branco, também foram atingidos os municípios de Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Todas essas cidades estão presentes nas Entidades Membro da Cáritas Diocesana de Cruzeiro do Sul/AC e Cáritas Diocesana de Rio Branco/AC.
Além das enchentes, o Acre ainda passa por mais três crises: pandemia do Covid-19, onde são registrados, em média, 500 casos por dia; epidemia de dengue em todo o estado; e a Crise Humanitária no município de Assis Brasil, onde cerca de 400 migrantes estão acampados aguardando a fronteira abrir para entrar no Peru, sem nenhuma perspectiva de abertura.
Muitos são os desafios que a população acreana está enfrentando e na esperança de dias melhores, contamos com a solidariedade de todos que puderem ajudar as famílias acreanas em vulnerabilidade. Para doações na Diocese de Rio Branco:CNPJ: 00.529.443/0001-74CEP: 69.900-589Banco do BrasilConta Corrente: 39.191-3Agência: 0071 X Para doações na Diocese de Cruzeiro do Sul:Banco do BrasilAgência: 234-8Conta Corrente: 7939-1PIX: 04.021.218/0001-83
Fonte/Foto: Cáritas Brasileira
