Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • CANTOS PARA A QUARESMA

    No próximo mês a Igreja Católica vivencia o Tempo da Quaresma, desde já, paróquias já se organizam para as celebrações desse Tempo Litúrgico.

    Pensando nisso, a Comissão Episcopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor Música Litúrgica, divulgou um repertório próprio de músicas para as celebrações dominicais da Quaresma.

    Desde 2006, a CNBB publica o hino da Campanha da Fraternidade e cantos específicos para o Tempo da Quaresma, que estejam intimamente conectados com a espiritualidade do tempo litúrgico, além de textos tirados da Sagrada Escritura ou nela inspirados, tirados dos Salmos, e em estreita relação com o momento ritual.

    “Os cantos que apresentamos têm as dimensões orante e dialogal, necessárias para os cantos da celebração Eucarística, principalmente a celebração dominical. O foco é na conversão pessoal e comunitária em vista da necessidade de abrir-se para uma mudança de vida”, explica assessor de música litúrgica da CNBB, padre Jair Costa.

    Ele também reforçou que o Hinário Litúrgico da CNBB é pensado justamente para que cada cristão vivencie o Tempo Litúrgico, da maneira correta.

    “Cantar a Quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo… É um canto sem ‘glória’ e sem ‘aleluia’, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto ‘das profundezas do abismo’ em que nos colocaram nossos pecados, um grito penitente de quem implora e suplica: ‘Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade”.

    Orientações para o Ministério de Música

    O pe. Jair Costa afirmou que espera que o ministério de música, corais e animadores possam colaborar “para uma frutuosa preparação para a Páscoa do Senhor”.

    Os cantos estão disponibilizados numa lista e separados pelo nome das celebrações para facilitar o acesso.

    Neste documento estão os cantos específicos de cada celebração, cantos de abertura, salmos responsoriais e cantos de Comunhão, da “Quarta Feira de Cinzas”, “Domingos da Quaresma – 1º, 2º, 3º, 4º e 5º” e “Domingo de Ramos”.

    Além de um arquivo chamado “Outros Cantos para a Quaresma” estão os demais cantos: diversos cantos de Abertura, Ato Penitencial, Aclamações ao Evangelho e apresentação das oferendas.

    Baixe e conheça as sugestões de cantos:

    Fonte: Laís Silva | CNBB

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas