Nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro, a Igreja celebra a Cátedra (púlpito) de São Pedro.
A palavra “púlpito”, originalmente, designa a cadeira onde fica o bispo, símbolo de seu ofício de pároco da diocese. O púlpito de onde São Pedro presidia a assembleia dos fiéis (preservado no coro da Basílica de São Pedro em Roma) designa, portanto, a sede do primeiro papa, bispo de Roma. Ele tornou-se assim o símbolo da missão confiada a todos os papas sucessivos.
“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19).
A festa do púlpito de São Pedro convida-nos a unir a nossa oração à de Jesus para que - hoje o Papa Francisco, outro papa no amanhã - seja sempre a pedra sobre a qual se assenta a nossa fé.
Esta festa oferece-nos também a oportunidade de contemplar o mistério da Igreja, tão frágil e tão pecadora na sua humanidade, mas que prometeu nunca sucumbir aos poderes da morte. Quando a tentação nos levar a criticar a Igreja e a julgar as ações e ensinamentos do Papa perante os nossos próprios critérios, peçamos ao Espírito Santo que nos ensine a olhar além das aparências.
Fonte: Rebecca Borges, ShowCatólico.com // Aleteia
Foto: Shutterstock