A tradicional festa do Círio de Nazaré, este ano com o tema "Perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus", será realizada simultaneamente em Belém do Pará e no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, Rio de Janeiro.
Com início no dia 10 de outubro, a programação no Rio inclui o Tríduo e a grande procissão da corda, no domingo, 13 de outubro, reunindo milhares de devotos.
O Círio de Nazaré, tradição secular no Pará, ganhou versões em estados do Brasil e até em cidades estrangeiras. A festa foi trazida para a cidade carioca pelo Cardeal Orani Tempesta, que por quatro anos exerceu o cargo de Arcebispo de Belém do Pará.
Milhões de devotos participam da procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré em todo o Brasil, carregando a imagem sagrada pelas ruas da cidade. O clima de fé e devoção é palpável, com pessoas de todas as idades e origens unidas em um único propósito: expressar sua gratidão e pedir bênçãos à padroeira da Amazônia.
Para Renata Gama, coordenadora do Círio no Rio, a festa é um momento de renovação espiritual e devoção. “Carregar a corda, cantar e puxar a berlinda ornamentada é uma emoção indescritível”, afirma. A procissão do domingo sairá às 10h, seguida de uma missa solene às 11h30, presidida pelo Cardeal Orani.
PROGRAMAÇÃO
Círio de Nazaré 2024: “Perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus”
Quinta-feira (10/10)
17h – Terço com Frei Rafael
18h – Missa (1° dia Tríduo)
Sexta-feira (11/10)
17h – Terço com Frei Rafael
18h – Missa (2° dia do Tríduo)
Apresentação do Manto 2024
Sábado (12/10)
16h – Terço com Frei Rafael
17h – Missa (3° dia do Tríduo)
Após a Missa, a Procissão Luminosa sairá seguindo o seguinte trajeto: Ruas Haddock Lobo, Almirante Gavião, Dr. Satamini, Afonso Pena e Haddock Lobo, retornando a Basílica.
Domingo (13/10) - Círio de Nazaré
Horário das missas: 7h, 8h30; 10h: saída da Procissão do Círio (com a corda); 11h30 (Missa após a chegada da Procissão), 17h e 18h30.
*O Círio de Nazaré foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Fonte: Emilton Rocha, Pascom | IgrejaDosCapuchinhos.Org
Foto: Arquivo Pascom 2023