Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • COMEÇOU A PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JMJ NO ALGARVE

    Durante quase dois anos a cruz peregrina e o ícone mariano vão percorrer todas as dioceses do país.

    A cruz peregrina e o ícone “Salus Populi Romani” chegaram de barco e a partir do Algarve vão encher Portugal de fé e esperança. Os jovens vão ser os protagonistas de um movimento de oração e participação que prepara a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa em agosto de 2023.

    Uma bênção em Espanha 
    Depois de percorrerem 44 dioceses de Espanha, os símbolos atravessaram o rio Guadiana e chegaram a Vila Real de Santo António.  Foi na sexta-feira, dia 29 de outubro.

    No país vizinho este foi um tempo de grande animação espiritual que, recordamos, começou em setembro na diocese de Ciudad Rodrigo e terminou agora na diocese de Huelva.

    À Agência Ecclesia, na reportagem do jornalista Henrique Matos, o padre Raúl Tinajero afirma que este foi “um desafio maravilhoso” e uma “aventura”.

    O diretor da Subcomissão de Jovens e Crianças, da Conferência Episcopal Espanhola sublinha o facto de terem percorrido em apenas dois meses tantas comunidades, às vezes, mesmo de madrugada, numa atividade importante “para que os jovens sintam um protagonismo real, para sair e evangelizar” e que foi “uma bênção” – declara.

    Em peregrinação no Algarve 
    A delegação portuguesa que recebeu os símbolos foi liderada pelo presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar e pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

    D. Américo Aguiar lembra o momento em que receberam os símbolos das mãos do Papa Francisco em novembro de 2020 na Solenidade de Cristo Rei e revela a sua emoção pela chegada dos símbolos da JMJ para peregrinarem em Portugal, depois do caminho já percorrido em Angola, na Polónia e em Espanha.

    O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas afirma que é preciso “aquecer os motores dos jovens” e sublinha a mobilização de que foram capazes os jovens algarvios para acolherem esta peregrinação ao “encontro de Cristo”.

    Por sua vez, o padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil revela a sua grande alegria neste momento de início de peregrinação em Portugal que agora começou no Algarve.

    “É uma grande alegria, é sentir que os símbolos estão mesmo no nosso país para começar o seu itinerário” – diz o padre Filipe Diniz.

    A Paróquia de Vila Real de Santo António, na Vigaria de Tavira, foi a primeira a receber os símbolos da JMJ. A cruz peregrina e o ícone mariano vão passar para a Vigararia de Faro a 7 de novembro, para a Vigararia de Loulé no dia 14 e a partir de 19 de novembro peregrinam na Vigararia de Portimão. A 27 de novembro os símbolos serão acolhidos pela Diocese de Beja.

    A Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Portugal é organizada pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil que é um secretariado da Comissão Episcopal Laicado e Família da Conferência Episcopal Portuguesa.

    Laudetur Iesus Christus

    Por Rui Saraiva, Portugal // Vatican News
    Imagem: Lisboa2023.org

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas