
Neste domingo (22), é celebrado o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas.
Cecília nasceu em uma nobre família romana pagã e desde sua infância era muito religiosa. Ainda muito jovem, dispensou os prazeres da Corte para ser esposa de Cristo, jurando virgindade perpétua.
Entre seus louvores está um trecho bíblico que, de acordo com as atas do seu martírio, entoou como hino de amor a Deus durante os festejos do seu casamento: “Senhor, guardai sem mancha meu corpo e minha alma, para que não seja confundida” (Sl. 118, 80)
Após as autoridades romanas descobrirem que era Cristã, Cecília foi presa no balneário de sua própria casa, para morrer asfixiada pelos vapores d’água. No banheiro, começou a cantar incessantemente músicas de louvor a Deus e sua fé permitiu que continuasse viva.
O prefeito romano ordenou então que Cecília fosse decapitada imediatamente. O carrasco golpeou três vezes, mas sua cabeça permaneceu ligada ao corpo.
Mortalmente ferida, Cecília ficou no chão por três dias, durante os quais animou os cristãos que foram vê-la a não renegarem a fé. Os soldados pagãos que presenciaram tudo se converteram.
Diz-se que Santa Cecília cantou a Deus enquanto morria martirizada e que mesmo após resistir aos três golpes no pescoço ainda se ouviam os seus cânticos.
Oração a Santa Cecília
Gloriosa Santa Cecília, que os vossos exemplos de fé e virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu e da salvação eterna.
Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, rogai por nós.
Amém."