Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • FUNARTE: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NO CINEMA

    O Um Novo Olhar (UNO), iniciativa que promove a inclusão de pessoas com deficiências, por meio da qualificação de educadores e regentes para coros, disponibilizou um novo vídeo, no dia 19 de maio.
     
    Ele traz a palestra “Sessão Alumiar: A inclusão de pessoas com deficiência sensorial no cinema”, que apresenta o projeto da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), no Recife (PE), o Alumiar. O Um Novo Olhar é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da Escola de Música desta instituição.

    A palestra, com o produtor Túlio Rodrigues, responsável pela Sessão Alumiar, que foi transmitida pelo canal Arte de Toda Gente, está disponível no Youtube e também no site www.umnovoolhar.art.br. 

    O Um Novo Olhar integra o Programa Arte de Toda Gente, que reúne ações em parceria entre a Funarte e a UFRJ.

    “Luz, câmera, inclusão”
    É com esse título que o Arte de Toda Gente apresenta as experiências desenvolvidas no Projeto Lumiar de Cinema Acessível. Ele “tornou acessíveis produções brasileiras e as exibiu, de forma gratuita, nas salas do Cinema da Fundação, contribuindo assim para a formação de um novo público para o cinema nacional”, informa a produção do UNO. A partir de questionamentos a respeito da inclusão de pessoas com deficiência em espaços culturais, o projeto adotou diversas estratégias para, além de tornar filmes acessíveis, criar também um diálogo com o público-alvo e gerar uma aderência das pessoas com deficiência às sessões de cinema acessível”, complementam os realizadores.

    O palestrante
    Túlio Rodrigues é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB). Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele é chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Qualificado em audiodescrição, também exerce a função, bem como a de produtor de acessibilidade cultural. É o produtor do Projeto Alumiar de Cinema Acessível e do VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife.

    O projeto Um Novo Olhar (UNO)
    O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de educadores e de regentes para coro. Com a exibição on-line de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

    No Programa Arte de Toda Gente a Funarte e a UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, reúne ao UNO mais dois conjuntos de ações: o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. Mais informações nos sites: www.artedetodagente.art.br, www.umnovoolhar.art.br, www.sinos.art.br e www.bossacriativa.art.br.

    Fonte: FUNARTE // Assessoria de Comunicação Arte de Toda Gente
    Foto: Umnovoolhar.art.br

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas