Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • FUNARTE E UFRJ REALIZAM CURSO:

    Com inscrições gratuitas, até dia 9/8, ação destina-se a professores e outros profissionais.
     
    A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam, a partir do dia 16 de agosto, o curso on-line Dança + Educação + Acessibilidade. Parte do projeto Um Novo Olhar (UNO), desenvolvido em um uma parceria entre as duas instituições, a atividade é gratuita e aberta a professores do ensino fundamental e demais profissionais interessados em arte-educação e acessibilidade. As inscrições estão abertas até o dia 9 de agosto, domingo, por meio do site do projeto: www.umnovoolhar.art.br.

    Os temas do curso Dança + Educação + Acessibilidade envolvem as relações entre os campos da dança, da acessibilidade cultural e da dançaeducação. Serão debatidos assuntos como “as linguagens artísticas” e “as forças históricas e políticas que acompanharam a dança, em sua trajetória no ocidente”. A sequência incluirá, ainda, uma apresentação; e experimentações relacionados aos processos de dançaeducação. As aulas destacarão a relação dessa arte com a acessibilidade cultural e a importância da interação entre as duas esferas. O objetivo é estimular reflexões entre elas; e fornecer ao professor maior capacitação para trabalhar com “elementos da dança na diversidade” – informa a produção. Existem 600 vagas para todo o país, destinadas, principalmente, a professores do ensino fundamental, mas abertas, também, a outros profissionais. As aulas são realizadas em ambiente virtual restrito a inscritos.

    A atividade faz parte da série Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão do Um Novo Olhar. É da Escola de Música da UFRJ a curadoria dos projetos da parceria entre a Funarte e a Universidade.

    Com carga horária total de 48h, as oficinas serão assíncronas (ou seja: gravadas, sem necessidade de participação em tempo real) e ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ. O curso poderá ser concluído até dia 10 de outubro de 2021. Haverá emissão de certificado, para os cursistas que forem aprovados por meio de avaliação.

    CONTEÚDO
    O curso Dança + Educação + Acessibilidade vai abordar as seguintes questões principais:
     - Problematizações sobre Dança/Educação, Acessibilidade e Inclusão
     - Singularidades das Deficiências e Práticas Inclusivas para a promoção da Acessibilidade
     - Acessibilidade Cultural em Dança
     - Peso e gravidade, partes do corpo e esforços, espaço, famílias da dança e danças coletivas
     - Temporalidades gestuais, metrificação e gestos e temporalidades díspares
     - Dança, Criação e Diversidade”

    PROFESSORES
     - Marcus Vinícius Machado é professor associado da UFRJ – Escola de Educação – Departamento de Arte Corporal, onde ministra disciplinas nas graduações de Dança, Terapia Ocupacional e Musicoterapia. Concluiu os cursos Técnico em Dança, pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, e de especialização em Acessibilidade Cultural, pela UFRJ. É mestre em Artes Visuais pela mesma instituição e doutor em Corporeidade/Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com e estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Completou o “Certification Program in Laban Movement Studies (Certified Movement Analyst – CMA)” pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS), nos EUA, e certificação em “Labanotation” pelo Dance Notation Bureau, no mesmo país.

     - Beatriz Salles concluiu Doutorado em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UNB), em 2014, com a tese Rede Social com Arte, Música e Tecnologia. Cursou o “Meisterklassekavier” (“Masterclass” de Piano) na Hochschule fur Musik (Escola Superior de Musica), em Munique, Alemanha, em 1995, ministrado por Ludwig Hoffmann. Tem pós-graduação em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM), em 2015. Como docente da UNB, foi chefe do Departamento de Música (2004-2008), no qual ampliou as parcerias com universidades na Alemanha (UFMK Karlsruhe e Staatsballetschule Berlin). No contexto desses convênios, viabilizou o intercâmbio de estudantes para cursos e recitais. É doutora em Arte e Tecnologia, com o projeto Rede Social com Arte, Música e Tecnologia. Atualmente, coordena a graduação em Musicoterapia do Instituto de Psiquiatria (IPUB) – UFRJ (tendo integrado a comissão para a implementação do curso), e é supervisora do Programa de especialização Latu senso em álcool e drogas do Instituto, nele atuando na assistência. É membro do Grupo de Pesquisa em Música e Musicoterapia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Gepemusa – CNPQ) – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

     - Denise Sá tem licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela UFRJ. Especializada em Psicomotricidade (Universidade Cândido Mendes – UCAM) e em Dança Educação pela UFRJ. É mestre e doutora em Memória Social (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio). É também coordenadora do Projeto de Extensão Comunidança, que desenvolve ações em parceria com escolas, núcleos de arte e com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), dentre outras instituições; e produtora do Seminário Comunidança, que reúne atividades como mesas-redondas, oficinas e mostras de dança. É coordenadora do projeto de iniciação artística e cultural Cia. Comunidança e diretora da companhia de mesmo nome. Atua como coordenadora substituta eventual do curso de Dança da UFRJ e, desde 2021, coordenadora do Laboratório Corpo, Cena e Tecnologias.

    PROJETO UM NOVO OLHAR
    O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coros. Com a exibição on-line de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho é desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, com a curadoria da Escola de Música da Universidade.
    Projeto Um Novo Olhar (UNO)

    Curso
    Dança + Educação + Acessibilidade
    Inscrições: de 27 de julho a 9 de agosto de 2021, por meio do site www.umnovoolhar.art.br
    Aulas em ambiente restrito a inscritos
    Início: 16 de agosto de 2021. Término: até 10 de outubro de 2021

    Realização
    Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
    Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Curadoria: Escola de Música da UFRJ

    Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto
    Informações sobre esse e outros programas da Funarte
    www.funarte.gov.br

    Fonte: Funarte.org // Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente (Parceria Funarte – UFRJ)
    Foto: Funarte

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas