
A Arquidiocese de Braga inaugurou no dia 10 de abril, o novo espaço-sede do Comitê Organizador Diocesano (COD) de Braga da JMJ Lisboa 2023.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, que afirmou não ter dúvidas de que “a influência da Jornada na vida social” da região e do país “será verdadeiramente significativa”.
A nova “casa” do COD será no 1º andar do edifício do Diário do Minho, num espaço que se encontrava fechado há 12 anos e que, graças ao trabalho voluntário, poderá ser agora utilizado. Nesta primeira visita, D. Jorge Ortiga sublinhou que não basta haver estruturas, se estas se mantiverem sem dinamismo, sem ação e sem fé.
“Importa replicar estes espaços, não fisicamente, mas fazendo com que cada paróquia disponha de um grupo de jovens ao serviço dos jovens”. O Arcebispo de Braga relembrou que a JMJ não é “um simples juntar de muitos jovens”, deixando o apelo a que os jovens se mantenham focados no mais importante.
“Se desde já não forem centralizados no essencial, despenderemos energias e os resultados a permanecer serão parcos. Gostaria que fossem um verdadeiro “kairós”. Momento de graça, porque seria a descoberta da beleza de Cristo Jovem”.
Também estiveram presentes na inauguração D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga; o cónego Avelino Amorim, presidente do COD Braga; Alberto Gonçalves, coordenador executivo do COD Braga; e Vítor Dias, diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Fonte/Foto: JMJ Lisboa 2023
