Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • JMJ 2023: O QUE MOTIVA OS JOVENS A FAZER PARTE DESTE ENCONTRO

    São menos de 200 dias até a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023! Uma “JMJ de todos e para todos”.

    Muitos jovens colaboram, diariamente, na organização da JMJ Lisboa 2023, para tornar este grande encontro possível. Mas o que leva cada um a dedicar-se à preparação deste que é o maior encontro de jovens com o Papa? Para tentarmos perceber as motivações dos que doam o seu tempo e habilidades à JMJ Lisboa 2023, falámos com três jovens.

    Maria Teresa, de 24 anos, é voluntária na sede do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023 e, sempre que pode, dedica-se à JMJ Lisboa 2023. Faz parte da equipe de Comunicação, a sua área de formação.

    Para esta jovem, “esta foi uma oportunidade que surgiu quando menos esperava”. “Foi uma luz de Deus num momento menos bom”, realçou. Vivia em Madrid, mas, segundo contou, “as coisas não estavam a correr como eu queria” e, por isso, quando descobriu a possibilidade de voltar a Lisboa e pôr os seus talentos a render em prol da JMJ, “sem hesitar, aceitei o desafio”, referiu.

    Além disso, Maria Teresa destacou ainda que “conciliar o crescimento profissional, com o lado pessoal e espiritual parece algo surreal e inalcançável no mundo laboral” e que, apesar de ser difícil por toda a “exigência que o próprio trabalho acarreta” e, também, pela “exigência espiritual, que constantemente nos põe à prova”. No entanto, “são esses momentos de fragilidade que se tornam a engrenagem da beleza e essência do voluntariado”, destacou.

    Já Crystel é voluntária de longa duração e colabora, diariamente, com a equipe de comunicação do Comitê Organizador Local. Esta jovem mexicana participou na JMJ Madrid 2011, enquanto peregrina, e na JMJ Rio 2013 foi voluntária central. Em 2016, na JMJ de Cracóvia, foi voluntária de longa duração, também no departamento de Comunicação.

    Para além de querer conhecer todo o envolvimento da Jornada Mundial da Juventude, “tal era o meu desconhecimento na primeira vez em que participei”, quer também “tornar este encontro possível para os outros jovens”.

    Além disso, depois das “grandes experiências” que teve, esta é uma oportunidade de “devolver muito do que recebi nas Jornadas Mundiais da Juventude passadas”.

    Também nas Paróquias não falta dedicação aos jovens para preparar a JMJ Lisboa 2023. Pedro Escaleira é o responsável pelo Comitê Organizador Paroquial (COP) de Barcarena, em Oeiras, e desde 2020 que prepara a JMJ Lisboa 2023 na sua comunidade paroquial.

    Segundo contou, assim que lhe fizeram o convite para ser a “ponte” entre a JMJ Lisboa 2023 e a sua Paróquia, o sim foi rápido. “Na verdade, este será o maior encontro em Portugal, que ficará para a história, um encontro inédito, no nosso país, como não aceitar este convite!?”, realçou.

    Uma das suas principais motivações passa por “procurar corresponder ao apelo de criarmos uma «JMJ de todos e para todos»”, bem como “o facto de esta ser uma oportunidade única para que exista uma convergência na ação a nível Diocesano, Vicarial e Paroquial”.

    Pedro realçou ainda que “a JMJ também capacita e faz valer aquilo que os jovens têm para dar”. Apesar de todo o tempo que a preparação da JMJ Lisboa 2023 exige, “permite-me receber mais do que aquilo que dou, no sentido em que sinto que as pessoas estão gratas por ajudarmos a construir a JMJ”.

    A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 só se constrói com a dedicação e a generosidade de cada um dos que se entregam à preparação deste grande encontro. Todos somos precisos, a JMJ Lisboa 2023 é para ti e precisa de ti!

    Fonte: Lisboa2023.org

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas