Com espaço para acolher cerca de 7 mil fiéis, no dia 20 de maio, será inaugurado na cidade de Cássia (MG) o novo santuário de Santa Rita de Cássia.
Segundo o reitor, padre Michel Pires, trata-se do “maior santuário do mundo dedicado a Santa Rita”. Além do templo de grandes proporções, as pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da santa italiana ao visitar uma réplica da casa dela construída no complexo.
Para o reitor, a palavra que define esse momento para todos na cidade é “esperança”. “Quantos vão chegar aqui e sentir essa presença de Deus, olhar tão de perto essa realidade de fé, essa doação de vida de santa Rita de Cássia. Olhando para a história de vida dela, muitos se identificam e percebem que a trajetória dela foi de sofrimento, de dor, mas também que, no silêncio de quem conservou as virtudes, alcançou de Deus muitas graças”, afirmou Pires à ACI Digital. Ele destacou ainda que a réplica da casa da santa dará a oportunidade de “entrar e sentir um pouco daquilo que ela viveu”.
Segundo o padre, a inauguração do santuário será um “marco histórico” para a cidade, mas “acima de tudo, o maior objetivo deste santuário é salvar muitas vidas, salvar muitas almas”.
Padre Michel Pires contou que “o projeto se deve a um doador integral”, o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que idealizou o santuário a partir de uma experiência de fé e de devoção que herdou dos pais. Além disso, sentiu a necessidade “porque Cássia já tem uma festa grande em 22 de maio, com peregrinação e participação intensa dos fiéis, mas, embora as festas anteriores tivessem uma estrutura montada, não conseguiam atender as necessidades de acolhida. Com o novo santuário será possível acolher bem todos os fiéis”, afirmou.
A cidade de Cássia já possui um santuário de santa Rita, “que continua sendo local de visitação, de celebrações”, onde será celebrada de 12 a 20 de maio a novena à santa padroeira.
A inauguração do novo santuário acontece de 20 a 22 de maio e a cidade espera receber de 100 a 150 mil visitantes. “Há uma movimentação na cidade, porque Cássia passa a ser agora um local de visitação ainda maior. Se antes já existia essa peregrinação, essa devoção, acredito que a partir de agora tende a crescer mais o turismo religioso em nossa região”, disse padre Pires.
A programação de inauguração do novo santuário contará com a bênção do centro comercial e apresentação musical na sexta-feira, dia 20. No sábado, 21, “haverá uma grande celebração que marca o início da caminhada de fé do nosso santuário”, disse o reitor. O bispo de Guaxupé (MG), dom José Lanza Neto, celebrará a missa de dedicação do templo. Neste dia, também haverá um show da cantora católica Adriana Arydes.
ACI Digital
Foto: Santuário de Santa Rita de Cássia