Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • POR QUE O PENTECOSTES TAMBÉM É CONHECIDO COMO

    Em alguns países, no Pentecostes, é costume lançar pétalas de rosa do teto da igreja para representar a vinda do Espírito Santo.

    Na cidade de Roma, como também em outros lugares do mundo, a festa de Pentecostes é chamada de “Domingo das Rosas”.

    A Enciclopédia Católica explica a história desse costume.
    Na Itália, era costume atirar pétalas de rosas do teto das igrejas para lembrar o milagre das línguas de fogo; portanto, na Sicília e em outras partes da Itália, a Festa de Pentecostes é chamada de Pascha rosatum. O nome italiano Pascha rossa vem das cores vermelhas das vestes usadas no Pentecostes.

    A igreja mais famosa que dá continuidade a essa tradição é a Igreja de Santa Maria e Todos os Mártires (também conhecida como Panteão) em Roma.

    Em Roma chamava-se Domingo das Rosas (“Pascha rosarum” ou “rosatum”), pois no Panteão pétalas de rosas eram atiradas da rotunda para a igreja.

    Diz-se que esta tradição remonta ao ano 609. Ocorre na conclusão da missa do Domingo de Pentecostes.

    O costume é uma bela maneira de celebrar a vinda do Espírito Santo, e muitos que o testemunharam dizem que a igreja fica cheia do perfume de rosas.

    Fonte: Aleteia
    Foto: Veronica Valentin | Shutterstock

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas