
A Rádio Catedral FM 106,7 nasceu há 28 anos, no dia 8 de dezembro, como emissora oficial da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, tendo como padroeira Nossa Senhora de Fátima.
No ranking das dez rádios mais acessadas e ouvidas na região metropolitana do Rio, é conhecida pelo slogan a “Sintonia da felicidade”, e por apresentar uma programação de qualidade inteiramente iluminada pelos valores do Evangelho.
PROGRAMAÇÃO E EVANGELIZAÇÃO
A programação da Rádio Catedral é composta por programas de músicas religiosas e seculares, entrevistas, debates, formação catequética e doutrinal, informação e entretenimento, além de momentos de oração.
Os programas mais ouvidos, e que são produzidos pela própria emissora, são o ‘Terço da Misericórdia’, que tem levado os fiéis a rezar, colocando a confiança e a esperança em Jesus Cristo, segundo a espiritualidade de Santa Faustina; o ‘Em dia com a notícia’, que traz um olhar cristão diante das diversas realidades do cotidiano; e ainda o ‘Som da esperança’, que apresenta as músicas mais pedidas da programação. Também, a oração do ‘Ângelus’ e a recitação do ‘Terço Mariano’, ambos apresentados por Dom Orani, nestes tempos de pandemia, ajudaram a nos confortar e a ficar mais próximos do povo de Deus.
A Rádio, na sua grade, na parte da manhã, durante a semana, apresenta ainda o programa ‘Experiência com Deus’, com o padre Reginaldo Manzotti, e ‘No colo de Jesus e Maria’, com o padre Marcelo Rossi.
De acordo com a coordenadora de programação, Fátima Lima, a emissora segue três eixos: espiritualidade, música e notícia. Para isso, há uma variação grande de programas que evangelizam de forma direta e indireta. “Ao mesmo tempo em que temos programas de notícias, de entretenimento e outros que discutem questões sociais, também trabalhamos com a espiritualidade, que é a evangelização direta”, explicou Fátima.
Rádio Catedral foi a primeira emissora a entrevistar o Papa Francisco, após sua eleição na Cátedra de Pedro.
AMIGOS DA RÁDIO
Segundo o responsável pelo setor Amigos da Rádio, Alexandre Costa, a Rádio Catedral surgiu no coração de Deus como um presente para a Arquidiocese do Rio. “O desafio de evangelizar pelas ondas de uma rádio foi colocado em prática pelo nosso clero, com o apoio dos Amigos da Rádio que, desde o inicio, se comprometeram com a obra”, disse.
Ainda segundo Alexandre, a responsabilidade e a fidelidade dos Amigos da Rádio tornam possível a manutenção da emissora, já que evangelizar é a vocação comum de todos que crêem em Jesus Cristo e o seguem. “Somos uma família, a Rádio e o Amigo, com um só objetivo que nos faz felizes e realizados com este trabalho. Fazer parte desta família é participar de uma obra voltada para a evangelização e que, de modo diferenciado, consegue atingir muitos corações de uma só vez”.
HISTÓRIA
O sonho de ampliar a evangelização da Igreja por meio do púlpito de uma emissora de rádio ganhou força no governo de Dom Eugenio Sales. Ele conseguiu, em 1992, a concessão de uma estação, a 106,7 FM, para o município de São Gonçalo, porém com sede no Rio de Janeiro, no Edifício São João Paulo II, na Glória, onde está até hoje.
“Aos poucos, organizamos uma campanha para comprar os equipamentos: cada fiel era o ‘amigo da rádio’ e doava um real. Com isso, conseguimos comprar o melhor equipamento da época, que ocupou todo um andar do edifício. Assim, a Rádio Catedral foi ao ar”, contou o cônego Abílio Soares de Vasconcelos, que ficou responsável por viabilizar a criação da emissora.
No início, era composta por uma programação de seis horas diárias com músicas seculares intercaladas com mensagens religiosas. Quatro anos após a inauguração, em horário estendido, chegou a ser a sexta emissora mais ouvida da cidade.
“Nossa finalidade era fazer com que ela fosse ouvida nos mercados e casas de comércio, onde há muita circulação de pessoas. Por isso, a grade era composta, majoritariamente, por músicas clássicas e populares, interpostas pela palavra de um padre, um bispo ou frases bíblicas. Era uma rádio de pesca, para que todos ouvissem, e aqueles que se interessassem pelas mensagens curtas, porém direcionadas, fossem evangelizados”, explicou o sacerdote.
Hoje, o canal atua com um sistema operacional moderno, garantindo maior eficiência na propagação do sinal, e os quatro estúdios - um para programas ao vivo, dois de gravação e outro de sonoplastia - foram reformados ano passado.
Fonte: Carlos Moioli, Jornal Testemunho de Fé
Foto: Jornal Testemunho de Fé