Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • SEMANA NACIONAL DA VIDA: ORAÇÃO, ESCUTA E SOLIDARIEDADE

    A Igreja Católica no Brasil se prepara para celebrar, entre os dias 1º e 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida e o dia do Nascituro, no dia 8 de outubro. 

    A iniciativa é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. O tema deste ano é “Família: Santuário da Vida” e contará como momentos de oração, de escuta da Palavra de Deus e de reflexão sobre a solidariedade com os mais vulneráveis, especialmente neste tempo de pandemia.

    Sinal da Alegria
    O subsídio Hora da Vida aponta algumas iniciativas que podem ser realizadas em prol da defesa da vida, com gestos de alegria e de esperança. Além das atividades já previstas nas dioceses e arquidioceses, paróquias ou comunidades, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) propõe que no dia 1º de outubro, dia da abertura da Semana Nacional da Vida, os sinos de todas as Igrejas no Brasil toquem às 12h, às 15h e às 18h, acompanhado da ‘Oração do Nascituro’ (Página 58) simbolizando assim a alegria em celebrarmos e valorizarmos a vida.

    Sinal da Esperança
    Já no dia do Nascituro, celebrado em 08 de outubro, um gesto para propagar a ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas, é, em um espaço publico ou em frente às igrejas, acender o maior número de velas e rezar novamente a ‘Oração do Nascituro’, num sinal de esperança.

    Temas no subsídio Hora da Vida
    Os temas abordados na Semana Nacional da Vida são inspirados na carta encíclica Evangelium Vitae – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, de São João Paulo II. No texto, de 1995, ele reitera a vocação da família para ser “constitutivamente santuário da vida”. As celebrações estão divididas em oito encontros:

    1º Encontro – O valor incomparável da pessoa humana
    2º Encontro – Na raiz da violência contra a vida
    3º Encontro – Sinais de esperança e convite ao compromisso
    4º Encontro – A vida é sempre um bem
    5º Encontro – Veneração e amor pela vida dos outros
    6º Encontro – A vida humana é sagrada e inviolável
    7º Encontro – Anunciar o Evangelho da Vida
    Dia do Nascituro – Os filhos são Bênçãos do Senhor

    Fonte: Redação Fé Católica, com informações do Portal Vida e Família
    Foto: Pixabay

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas