
Neste domingo (05), 10 jovens de Portugal entregaram a 10 jovens da Espanha a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora na Fronteira de Vilar Formoso.
A participação na entrega dos símbolos pelos jovens portugueses aos jovens espanhóis foi uma forma de criar “mais proximidade” com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em Lisboa, em 2023.
“Estamos entusiasmados por receber os símbolos e pela possibilidade de peregrinarem por toda a Espanha”, disse à Agência ECCLESIA o responsável pela Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal de Espanhola.
Foto: Agência Ecclesia
O padre Raúl Tinajero referiu o “caminho conjunto” que Portugal e Espanha farão para preparação da JMJ, que tem na peregrinação dos símbolos um momento importante.
“Vai ser um momento para ir carregando as pilhas! Os nossos jovens vão-se animando e vão-se preparando para ir todos, com alegria e entusiasmo, a Lisboa”, sublinhou o padre Raúl Tinajero.
Para o padre Filipe Diniz, a peregrinação dos símbolos da JMJ na Espanha durante dois meses é “muito significativa e encorajadora” porque a participação de jovens espanhóis no encontro de Lisboa é “muito importante”.
“É muito importante para nós sentir que os símbolos são da Igreja, e sentimo-lo em Angola, na Polónia e agora n Espanha”, referiu o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, da Conferência Episcopal Portuguesa.
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão peregrinar pelas dioceses de Espanha até ao dia 29 de outubro. A peregrinação terminará em Ayamonte, na diocese de Huelva, com uma Eucaristia, às 18h30, menos uma hora de Lisboa, em uma cerimônia de despedida, que termina com a travessia dos símbolos no rio Guadiana, para Portugal.
Fonte: Lisboa2023.orgFotos: (Agência Ecclesia)

Foto: Agência Ecclesia