“Santa Dulce dos Pobres - o anjo bom da Bahia”
“Santa Dulce dos Pobres – o anjo bom da Bahia” foi o tema do desfile da escola de samba Unidos da Ponte, do Rio de Janeiro. O enredo é uma criação dos carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz, e conta a história de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a primeira Santa brasileira canonizada pelo Papa Francisco.
A escola de São João de Meriti foi a terceira a entrar na passarela do samba na última quarta-feira (20), em busca de uma vaga no grupo especial em 2023. Sebastião Pinheiro, vice-presidente da Unidos da Ponte, declarou sobre o samba-enredo do desfile:
“É um samba que tem um formato de oração. O samba é dos mais necessitados, é dos mais pobres. O samba é, sobretudo, amor. O samba vem da resistência e a gente só resiste por amor”.
A escola trouxe para a avenida coreografias simples e bem ensaiadas, mostrando pessoas contempladas pela caridade da Santa e a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. A primeira parte do desfile foi dedicada à Santa Irmã Dulce e ao seu amor solidário aos pobres, já a segunda foi dedicada à cultura da Bahia, onde vivia. Para decoração de uma das alegorias, foram comprados cerca de 60 mil fitas das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
O desfile foi recheado de crenças religiosas, e apesar do tempo estourado e alguns deslizes, teve um ótimo desenvolvimento. Salve Santa Dulce dos Pobres!
Redação ShowCatólico.com