Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • VIAGEM APOSTÓLICA DO PAPA AO IRAQUE

    Papa Francisco chegou ao Iraque nesta sexta-feira, 5 de março, pouco antes das 12h, horário local.

    O chefe do protocolo no Iraque subiu as escadas dianteiras do avião para saudar o Papa, antes de descer e ser recebido na pista pelo primeiro ministro Mustafa Abdellatif Mshatat, conhecido como Al-Kadhimi, e pelo Sr. Rahman Farhan Abdullah Al-Ameri, embaixador extraordinário e plenipotenciário do Iraque junto à Santa Sé, além de outras autoridades civis e religiosas. 
     
    O pontífice foi acolhido calorosamente por duas crianças em vestes tradicionais que lhe ofereceram flores amarelas e por jovens vestindo vestes tradicionais, que cantavam músicas típicas em árabe, dançavam e acenavam bandeiras do Iraque e do Vaticano. O Papa durante todo o tempo usou máscara protetora

     Danças, cantos e bandeiras na calorosa acolhida ao Papa no aeroporto de Bagdá

    Francisco ofereceu a Al-Kadhimi um Trítico, uma medalha de prata alusiva à viagem e uma edição especial da "Fratelli tutti". Do aeroporto, o Papa segue para o Palácio Presidencial.
     
    Primeiro dia do Papa no Iraque 
    O primeiro compromisso oficial do Papa Francisco em terras iraquianas foi a Cerimônia de boas-vindas no Palácio Presidencial, com a visita de cortesia ao presidente da República, Barham Ahmed Salih Qassim. Seguiu o encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático, no grande salão do Palácio Presidencial, onde o papa profere seu primeiro discurso, após pronunciar-se o presidente do Iraque.
    Ao final do encontro, Francisco dirige-se à Catedral de Sayidat al-Nejat (Nossa Senhora da Salvação), para o encontro com os bispos, sacerdotes, religiosos/as, seminaristas e catequistas.
     
    Francisco então, se desloca para a Nunciatura Apostólica de Bagdá, onde pernoitará nestes dias.
      
    A Nunciatura Apostólica está localizada no bairro de Karrada, uma área de comércio e classe média alta. Junto com Dora, representa um dos dois principais distritos da comunidade cristã de Bagdá. Ali, de fato, se encontram muitas igrejas que representam diferentes denominações. A população desta região, no entanto, é mista, composta por cristãos e muçulmanos.

    Programação:
    De 5 a 8 de março, estão previstos 4 discursos, duas homilias, a oração do Angelus e um momento de oração no intenso programa do Papa Francisco.

    Na manhã de sábado (06), o Papa parte de avião para Najaf onde encontra o Grão-Aiatolá Sayyd Ali Al-Husaymi Al-Sistani. Em seguida segue sua viagem de avião para Nassiriya onde participa na Planície de Ur de um encontro Inter-religioso, está previsto um discurso do Santo Padre. Logo depois retorna de avião para Bagdá.

    À tarde, o Papa celebra a Santa Missa na Catedral caldeia de “São José” em Bagdá.

    Domingo, dia 7 de março, inicia com uma viagem a Erbil de avião. Na região autônoma do Curdistão Iraquiano o Papa encontra autoridades civis e religiosas no aeroporto local. Em seguida de helicóptero vai a Mosul.  Na Praça da igreja de Mosul o Papa faz uma Oração de Sufrágio pelas vítimas da Guerra. A próxima etapa da manhã de domingo é Qaraqosh. Em Qaraqosh o Papa encontra a comunidade na igreja da “Imaculada Conceição” faz um discurso aos presentes e reza o Angelus.

    Na parte da tarde, de helicóptero, dirige-se a Erbil no Estádio “Franso Hariri” para celebrar a Santa Missa. Depois da celebração o Papa retorna a Bagdá.

    No último dia da sua visita, na manhã de segunda-feira dia 8 de março, Francisco participa da cerimônia de despedida no Aeroporto de Bagdá e em seguida volta a Roma.

    Veja o vídeo da chegada do Papa [https://www.youtube.com/watch?v=tp6JHWT1zbk&t=16s].

    Fonte: Rebecca Borges, ShowCatólico.com // Vatican News
    Foto: Vatican Media

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas