Não utilizamos tecnologia de monitoramento para coletar informações de atividades realizadas no nosso site de forma automatizada. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos de uso.
ACEITAR E FECHAR
 
 
  •  
  •  
  • VIVENDO O TEMPO DO ADVENTO COM A JMJ LISBOA 2023

    Já começamos a nos preparar para celebrar o Mistério do Natal do Senhor, com o início do Advento no último domingo, dia 27 de novembro. Ao longo dos quatro domingos do Advento somos convidados a preparar a vinda do Senhor, através da oração.

    Tal como nos recordou o Papa Francisco, “este é o fundamento da nossa esperança, é o que nos sustenta até nos momentos mais difíceis e dolorosos da nossa vida: Deus vem, Deus está próximo e vem”. Francisco convida-nos também a estar atentos e “à espera que o Senhor venha, à espera que o Senhor se aproxime de nós, pois Ele está presente”, reforçando para que “esperemos vigilantes”.

    Para vivenciarmos este Advento, o comitê organizador da JMJ, vai nos deixar uma reflexão para cada Domingo e semana deste Advento. Acenda uma vela por cada semana e compartilhe um vídeo da tua coroa marcando a página oficial da JMJ Lisboa 2023 no Instagram, ou envie para o e-mail comunicacao@lisboa2023.org.

    I Domingo do Advento 

    Estamos unidos nesta grande espera, o tempo do Advento.

    Deus vem para todos e todos O esperam.

    Iniciamos um novo ano litúrgico com o Tempo do Advento. É o tempo da espera e vigilância por natureza. Nesta caminhada, nós, corpo atuante de Cristo, que é a Igreja, preparamo-nos para celebrar o Mistério do Natal do Senhor. Ao mesmo tempo em que celebramos o nascimento, uma outra espera também nos é apontada: a vinda definitiva de Jesus, chamada Parusia. Esta espera faz-se ao longo da nossa caminhada de fé. Este caminho, com Maria, passa por inúmeras provações. Mesmo diante das incertezas, consigo perceber a presença deste Deus que se “Faz carne” e está em nosso meio?

    II Domingo do Advento

    João Batista, aquele que anuncia a vinda do Senhor e aplaina os seus caminhos, é a figura que se destaca nesta segunda semana do Advento. Homem peculiar e uma vida espiritual ímpar, ajuda-nos a perceber os planos de Deus na nossa vida e faz-nos o convite também de anunciar não só com os lábios, mas com a vida, aquilo que proclamamos. João batista é profeta. Anuncia e denuncia. A nossa vocação cristã carrega, também como identidade, a vocação profética. Vivo aquilo que proclamo? Acredito, verdadeiramente, no que professo com os meus lábios? Como enxergo as injustiças no mundo?

    III Domingo do Advento

    Celebramos hoje o Domingo da Alegria, que nos fala que estamos no meio de uma caminhada e estamos a nos aproximar do Mistério da Encarnação, o Natal do Senhor. A alegria é a identidade do cristão. Esta alegria é paciente e esperançosa. Preenche de luz toda e qualquer dificuldade que nos afasta do caminho do Senhor. Esta alegria faz com que o nosso caminho seja mais fácil e sempre rodeados de irmãos e irmãs, amigos e amigas que, de mãos dadas, caminhamos rumo ao céu. Eu, como cristão, encho o meu coração de verdadeira alegria ou apenas com alegrias passageiras? O que me faz verdadeiramente feliz?

    IV Domingo do Advento

    Este domingo aproxima-nos mais da grande manifestação de amor de Deus por nós. Veio habitar em meio a nós, humanidade pecadora. Olhamos, neste mistério, figura paternal e discreta de São José. Homem trabalhador, sonhador e provedor da Sagrada família. O silêncio de José fala-nos, e muito, como pode ser nossa relação com Deus. Às vezes é diante do silêncio que escutamos e discernimos a ação de Deus em nossa vida. Assim como José e Maria, Deus que usar cada um de nós neste projeto de amor e salvação. Viver o Advento é preparar o nosso coração, mente e vontade para receber aquele pequeno-grande Príncipe da Paz. Como vivi o advento? Quais os principais questionamentos que brotaram das minhas orações? Como eu enxergo Jesus hoje nos nossos irmãos e irmãs?

    Fonte: Lisboa2023.org

     
    Indique a um amigo
     
     
    Notícias relacionadas